Decoração de ambientes: 7 erros comuns que você não precisa cometer

Um dos primeiros pontos importantes sobre a decoração de ambientes que podemos mencionar, é o quanto as suas escolhas fazem sentido dentro da sua rotina. Muito além da estética, você deve pensar em funcionalidade e, sobretudo, conforto.

Uma das experiências mais sublimes da vida é a expectativa do novo lar. E quando ele está alicerçado em uma localização que mistura a comodidade da cidade grande ao bem-estar proporcionado por belezas naturais, o casamento é perfeito. É a união do visual encantador e restaurador de energias, com as facilidades que uma infraestrutura completa de cidade grande é capaz de promover no cotidiano. Nesse cenário, Florianópolis é um belo modelo que podemos mencionar.

Entretanto, melhor do que a sensação de adquirir um apartamento de alto padrão em lugares encantadores como a charmosa Capital catarinense, o prazer de vê-lo prontinho para morar é, indiscutivelmente, a parte mais empolgante.

E no meio desse processo, uma escolha é determinante para o sucesso ou fracasso da jornada: a decoração de ambientes.

Até mesmo apartamentos em Residenciais Boutique by KDS Engenharia, projetados para serem ícones da mais alta qualidade, podem perder suas majestosas características a partir de um design de interiores que não lhes seja digno. 

Diante dessa situação, reunimos neste artigo os 7 erros mais comuns para que você, de forma nenhuma, caia na armadilha de cometê-los. 

O primeiro dos grandes erros na decoração de ambientes: móveis em excesso

É claro que é possível amar mais de um estilo. Existir uma certa confusão de sua parte ao tentar entender o que ficaria melhor em sua decoração de ambientes, é totalmente compreensível. Bom gosto não é um dom reservado aos profissionais da área.

Mas, é preciso ligar um sinal de alerta quando você decidir materializar a vontade de adquirir vários móveis de forma aleatória, sem pensar no projeto de sua sala de estar, por exemplo. 

Você não precisa preencher todos os espaços vazios. Especialmente em cômodos menores, o objetivo é otimizar sem sobrecarregar. 

Basear-se em um detalhe para definir o todo da decoração de ambientes é um erro fatal

Não é porque você tem um item de madeira, que o estilo a ser adotado é o rústico.

A decoração de ambientes é, por si só, uma união harmônica de diversos aspectos que são complementos uns dos outros. Ao selecionar o que lhe agrada, o próximo passo é analisar uma possível COMPOSIÇÃO que, provavelmente, será exclusivamente projetada para o seu lar.

DICA-CHAVE:

Você pode adotar um estilo para cada ambiente, sem problema nenhum. No entanto, lembre-se que naqueles que são integrados é sempre bom manter o equilíbrio visual. 

Nunca compre seus móveis antes da finalização do projeto de decoração de ambientes

Evite bagunça e, inclusive, prejuízo!

A comunicação com o arquiteto ou designer que está projetando a decoração de ambientes para você, é fundamental. Neste momento, pense que o trabalho é realizado em equipe. Se você encontrou uma poltrona que faz parte da sua lista de desejos desde sempre, e decidiu que não pode viver sem ela, revele sua intenção. 

É muito mais fácil modificar o desenho para adequá-lo à sua vontade, quando ela ainda está aguardando validação.

O contrário vale para os eletrodomésticos!

Encaixe perfeito! 

Seus eletrodomésticos serão “vestidos” pelos móveis planejados. Portanto, as medidas e demais detalhes são peças preciosas do quebra-cabeças. 

As marcas não produzem equipamentos padronizados em tamanhos e características. Desta forma, é sim necessário antecipar-se aos problemas que poucos centímetros a menos em uma bancada ou nicho podem causar.

Existe iluminação certa para cada ambiente ou detalhe

Lâmpadas não são itens semelhantes. Há muitas variações relativas à intensidade da iluminação, cor e direcionamento, que merecem ser avaliadas com cuidado.

Neste artigo aqui, nós lhe contamos tudo sobre como escolher a iluminação correta e, ainda, dar o perfeito toque de requinte na decoração com lustres e pendentes. 

Ao planejar a decoração de ambientes, pergunte-se como você irá utilizar os cômodos de seu lar

Essa pergunta precisa ser respondida, antes de delinear cada cômodo em uma decoração de ambientes. 

O exercício é simples e bastante esclarecedor:

Imagine-se entrando no seu apartamento, após um dia de trabalho. Qual é a primeira coisa que a sua rotina mandaria você fazer? Onde você deixaria seus pertences? E ao acordar, como seria seu dia a dia? Que características e detalhes facilitariam a sua vida?

Acredite, definir a sua tomada preferida para carregar o smartphone, pode fazer uma incrível diferença em termos de conforto e praticidade.

Nunca misture as cores de metais

Principalmente nos acabamentos! 

Sejamos honestos: fica esteticamente feio. E quando a sua decisão for contemplar cores fora dos padrões tradicionais dos metais, cuidado com a qualidade e evite um horroroso processo de descascamento.

Agora que você descobriu os 7 erros mais populares sobre decoração de ambientes, nós temos uma dica para você aplicar todo o seu conhecimento: escolha viver junto ao mar com  a sofisticação, conforto e segurança dos Residenciais Boutique by KDS.

Agende uma visita com a nossa equipe de atendimento, conheça nossas unidades disponíveis nas paradisíacas praias de Jurerê Internacional e Novo Campeche, em Florianópolis/SC, e prepare-se para viver as experiências mais surpreendentes que a vida pode lhe proporcionar. 

Compartilhe