Piso ideal para apartamento: com estas dicas, sua busca acaba hoje

Existem mandamentos que você não pode deixar de seguir, ao escolher o piso ideal para apartamento dos seus sonhos. Além de conhecer os tipos, não deixe de seguir as dicas valiosas que separamos neste artigo.

Detalhes que definem um estilo de vida requintado e que não podem passar despercebidos por aqueles que desejam qualidade e conforto visual, do chão ao teto em seus imóveis. O piso é um desses protagonistas que dividem águas, quando o assunto diz respeito às escolhas de luxo.

Você pode adotar uma opção para cada cômodo do seu lar, a depender da finalidade de uso e, claro, do seu gosto. Vale lembrar apenas que, além da beleza, sua escolha deve refletir na praticidade do dia a dia e na segurança dos moradores.

Piso ideal para apartamento: 6 tipos e suas vantagens

Antes mesmo de começar a selecionar os itens de decoração que irão compor os ambientes do seu lar, revestimentos e seus acabamentos devem ser pensados com cautela. 

Talvez você tenha muitas dúvidas, pois não conhece o que o mercado tem a oferecer, ou pode ser que precise apenas de uma “luz no fim do túnel”. Bem, para ajudar em sua tomada de decisão, veja as informações que compilamos neste artigo!

1 | A sofisticação do piso de mármore

Um piso de mármore é luxo puro. Entretanto, seu material é bastante suscetível aos arranhões e às manchas. Isso significa que o hábito de usar sapatos de salto alto e a aplicação de produtos de limpeza inadequados, por exemplo, podem causar um prejuízo enorme.

O piso de mármore é ideal para locais mais quentes, pois sua sensação fria ajuda a aliviar as altas temperaturas.

2 | A durabilidade e a beleza do piso de granito

Além de chamar a atenção pela imponência, ele destaca-se por sua longevidade. O granito é um material que absorve pouca água, e pode ser utilizado tanto para ambientes internos quanto para externos. 

Para retirar algumas possíveis manchas que surjam ao longo do tempo ou restaurar seu brilho original, basta apenas polir a superfície. Da mesma forma, a limpeza é muito simples, podendo ser feita apenas com um pano úmido e sabão neutro.

Caso você decida adotá-lo como o material de sua preferência, não esqueça desta dica: adquira peças grandes. Os rejuntes não causam bons efeitos estéticos junto ao granito, especialmente em ambientes integrados.

3 | O luxuoso piso em porcelanato

Assim como o granito, o porcelanato é bastante resistente e seu resultado, no que diz respeito à sofisticação, é nada menos do que magnífico.

Além disso, a versatilidade das peças é uma das grandes vantagens do material. Dá para brincar com cores, texturas e formatos, mantendo o requinte e a harmonia com o todo da decoração.

4 | O efeito contemporâneo do cimento queimado

Para os fãs do toque industrial, esse tipo de resultado no piso deve ser bem direcionado a uma decoração mais despojada e moderna. E realmente fica maravilhoso! 

O único ponto de atenção é que, ao escolhê-lo, é preciso entender que sua versatilidade é bastante limitada.

5 | Os queridinhos laminados de madeira

Com o devido efeito de impermeabilização eles são ótimos, especialmente para aquelas famílias que têm crianças pequenas. 

Além disso, a madeira combina com uma variedade imensa de estilos que, quando bem executados, resultam em ambientes extremamente refinados.

6 | O aconchego do piso vinílico

Aplicação rápida e nota mil em conforto acústico. O piso vinílico vem evoluindo rapidamente no que concerne à tecnologia e similaridade a outros materiais, como a madeira. Sua principal vantagem é a temperatura: não é gelado no inverno e nem contribui para o calor do verão.

Todavia, descarte essa opção quando projetar varandas e demais áreas externas.

Acabamentos do piso ideal para apartamento que fazem a diferença para o requinte

Depois da escolha do piso, o próximo passo é definir os acabamentos ideais.

Por que eles são necessários?

Rodapés e soleiras têm funções que transcendem uma mera decoração. São o toque final para o seu revestimento e desempenham papéis importantes.

Os rodapés protegem as paredes nas proximidades do chão. De mais a mais, suas texturas combinadas da forma certa com os pisos escolhidos proporcionam uma sensação bastante agradável e complementar ao todo do ambiente.

As soleiras, por sua vez, demarcam a mudança de piso de um ambiente para o outro, suavizando a transição.

Isolamento acústico no piso ideal para apartamento, visando amenizar ruídos e garantir maior privacidade

Localizadas entre a laje e o contrapiso, as mantas são itens obrigatórios e já devem estar previstas nos desenhos dos empreendimentos. Preferencialmente, atente-se a essa questão no momento em que estiver definindo a compra de um imóvel.

Construções mais antigas tendem a pecar nos aspectos acústicos. Se você optar por elas, fique ciente de que corre um grande risco de precisar investir mais para conseguir um bom isolamento.

Os 5 mandamentos para escolher o piso ideal para apartamento

Acompanhe as dicas rápidas e evite prejuízos!

1 | NÃO COMPRE PISOS PELA INTERNET OU ATRAVÉS DE CATÁLOGOS

Sempre sinta a textura e a qualidade do material, para ter a certeza de que está fazendo um bom negócio.

2 | NUNCA PEÇA A QUANTIDADE EXATA DO PISO IDEAL PARA APARTAMENTO

Durante a instalação, acidentes podem ocorrer. Uma margem de 10% a 15% a mais, já é suficiente para cobrir possíveis perdas.

3 | NA HORA DA OBRA, O PISO ESCOLHIDO JÁ DEVE ESTAR À DISPOSIÇÃO

Evite atrasos desnecessários, por falta de organização. Não deixe para tomar decisões em cima do laço.

4 | ANTES DE DECIDIR COMPRAR, TENHA A CERTEZA SOBRE O ESTOQUE DA LOJA 

A falta de material é sempre uma grande dor de cabeça. Inclusive, alguns modelos de piso ainda disponíveis em determinados locais podem ter saído de linha. Portanto, nunca deixe de verificar se o fornecedor possui a quantidade que você necessita.

5 | VOCÊ PODE ESCOLHER MAIS DE UM REVESTIMENTO

Apenas atente-se para o tipo certo de piso ideal para cada ambiente do seu lar.

Nosso conteúdo foi útil para você? Interaja conosco aqui nos comentários, deixe seu ponto de vista e contribua para enriquecermos o nosso artigo.

Compartilhe