Cozinha de luxo: 4 modelos funcionais, para inspirar a sua escolha

Além da beleza dos acabamentos, a concepção de uma cozinha de luxo deve priorizar a funcionalidade. Espaço de inspiração e muitos experimentos, tal qual o home office, ela precisa ser pensada para estimular a criatividade sem grandes dificuldades. 

Não é a toa que o cômodo é conhecido como o CORAÇÃO do lar. Afinal, o amor é o melhor tempero de todos. Aliás, quem não gosta de uma comidinha bem saborosa, preparada com satisfação!?

A KDS Engenharia separou algumas dicas para lhe auxiliar nesse projeto, através de um raciocínio de alto padrão, visando promover uma transformação gastronômica no dia a dia da sua família. 

Veja!

Cores: existem regras para uma cozinha de luxo?

Se este artigo fosse redigido cerca de 10, 15 ou 20 anos atrás, provavelmente diríamos: aposte em tons mais claros, pastéis, até mesmo na luminosidade do branco, porque cozinha de luxo deve transparecer limpeza constante.

No entanto, não concordamos mais com esse pensamento. Ela pode ser ousada, sem perder a sofisticação e o conforto visual. Para mesclar materiais; cores fortes e claras; ou fazer tudo isso monocromático, há um único requisito: seu perfil de exigência.

A verdade é que não há regras… ao menos, não mais! A Casa Cor e os designers de interiores estão aí para não nos deixarem mentir.

Porém, cuidado: suas ideias devem fazer sentido, para que esse cenário provoque sentimentos de bem-estar. 

Diferenciais em uma cozinha de luxo

Visitar uma loja física especializada em cozinhas ou aquele e-commerce onde você encontra tudo de mais atual, é verdadeiramente convidativo no sentido de perda de foco. Claro, se você não souber muito bem o que deseja.

Há tantos objetos maravilhosos, diferentes, inovadores… O mercado é muito atrativo, e sempre traz lançamentos que nos fazem querer mudar a decoração a cada seis meses

Primeiramente, defina no seu projeto como serão as cores e tonalidades. Depois disso, é hora de sair em busca dos móveis, eletrodomésticos e demais acessórios. 

Diferenciais bacanas, os quais você já pode incluir em sua lista de preferências, são os itens que têm algum respaldo para as tecnologias smart home. Aos poucos, eles estão tomando sua importância em nosso cotidiano. Vale a pena incorporá-los em sua cozinha de luxo.

Armários e prateleiras planejados ou sob medida são mais vantajosos do que os modulados, pelas possibilidades de personalização e exclusividade. Você escolhe todos os tamanhos, materiais trabalhados e acabamentos.

Cubas e pedras: como escolhê-las para uma cozinha de luxo?

Há diversos formatos, cores e extensões. Mas, para saber a opção certa, você precisa ter em mente o tamanho de sua cozinha. 

CUBAS

Elas podem ser duplas ou triplas; retangulares ou redondas; com acabamentos em inox polido, alto brilho, acetinado ou escovado.

PEDRAS

Ao selecionar a pedra, você precisa descobrir as opções que existem:

  • GRANITO

É a pedra mais usada, entretanto, a de menor qualidade. Costuma absorver líquidos e manchar fácil.

  • CORIAN

Além de sua versatilidade em cores e possibilidade de criar os mais diversos formatos, essa opção não estraga com facilidade e nem oferece riscos de propagar fogo.

  • SILESTONE

Feita com 93% de quartzo e 7% resina de poliéster, com grande variedade de tons, a pedra tem qualidade superior ao mármore. No entanto, apesar de ser resistente ao fogo, não é recomendado colocar materiais quentes sem proteção sobre ela.

  • QUARTZO

Ela é 11 vezes mais resistente do que o granito. Não absorve líquidos e sua industrialização é amiga do meio ambiente.

Um plus sobre as lixeiras

Que tal embuti-las na pedra? Essa é a forma mais discreta de manter uma lixeira na cozinha, além de otimizar seus espaços.

Usar pastilhas de vidro em uma cozinha de luxo? Nada disso!

Porcelanato, cerâmica, imitação de madeira, azulejos, ladrilhos hidráulicos… São tantas as possibilidades para revestimento em uma cozinha de luxo…

Nem precisamos comentar que as texturas eleitas devem harmonizar com o seu projeto como um todo. Vale misturá-las, brincar com as cores e formatos e transformar a sua cozinha em um local prazeroso de estar diariamente.

Cuidado com os rejuntes!

Os rejuntes podem ficar aparentes, ou praticamente invisíveis. Todavia, é importante frisarmos que cada revestimento tem suas próprias especificações e você não deve ignorá-las.

Mas, e quanto às pastilhas de vidro? 

Com as opções que existem atualmente no mercado, as pastilhas ficaram um tanto obsoletas e caíram na vala comum. Para uma cozinha de luxo, não há nada mais ultrapassado!

Basicamente, existem 4 tipos de cozinhas de alto padrão realmente funcionais

E você vai querer conhecer todas elas agora. Confira!

Cozinha de luxo linear: ideal para apartamentos menores

cozinha de luxo linear kds engenharia

É possível ter uma cozinha prática e requintada, se o layout de seu imóvel não favorecê-la no quesito espaço. Ufa!

Planeje seus móveis em uma linha reta, de forma que em poucos passos você consiga circular por todos os itens essenciais: geladeira, fogão e pia.

Uma dica importante sobre a geladeira!

Escolha o local menos visível para instalá-la. Por ser o equipamento mais robusto, é importante colocar a geladeira próxima a uma parede, de modo que não interfira no “caminho”.

E se a área de serviço for anexa…

Em caso de existir uma parede separando os ambientes, pense em, de repente, quebrá-la e adicionar um vidro no lugar. O mais interessante, nesse caso, é manter o padrão de decoração e os acabamentos iguais. Além da integração ficar charmosa, você deixará o espaço mais amplo.

Cozinha de luxo linear com ilha: opção para manter a triangulação

Ambientes um pouco maiores do que o mencionado no tópico acima, favorecem a existência de uma ilha com característica multifuncional.

Neste local, você poderá posicionar um cooktop, ao lado adicionar uma zona de preparo e à frente uma pequena bancada para refeições rápidas. 

A sensação de cozinha de luxo contemporânea é o efeito que essa composição causa em seus espectadores.

Cozinha de luxo em L: se puder, integre-a com a sala

A cozinha em L é PERFEITA para promover uma integração com outros ambientes, especialmente as salas de jantar/estar. 

Novamente, se uma parede for a barreira, que tal retirá-la dali!? 

Além de tornar os espaços de convivência mais agradáveis, o ar de modernidade e sofisticação desse tipo de projeto é o legítimo atestado de bom gosto.

Cozinha de luxo em U: espaço de sobra

cozinha de luxo em u kds engenharia

A cozinha em L é PERFEITA para promover uma integração com outros ambientes, especialmente as salas de jantar/estar. 

Novamente, se uma parede for a barreira, que tal retirá-la dali!? 

Além de tornar os espaços de convivência mais agradáveis, o ar de modernidade e sofisticação desse tipo de projeto é o legítimo atestado de bom gosto.

cozinha de luxo em u com ilha

Somos fãs das ilhas e bancadas! Além de funcionais, elas dão aquele toque de beleza e elegância necessário para tornar o ambiente digno de um masterchef. Concorda!?

Que tal pensar em uma cozinha de luxo para o seu novo Residencial Boutique em Florianópolis/SC?

Agende sua visita em nossos canais de atendimento. A equipe KDS está aguardando o seu contato.

Compartilhe