Montando uma sala de descanso em casa com 4 sugestões de bom gosto

Deseja montar uma sala de descanso aconchegante e relaxante? Veja estas dicas!

Desde a entrada do século XXI, relaxar não tem sido a tarefa mais fácil. Para ninguém! O mundo contemporâneo é agitado, imediatista e traz o excesso de informações na mala. Conforme a Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA), o Brasil está em segundo lugar entre os países que apresentam níveis altíssimos de esgotamento.

Considerado o mal dos tempos modernos, o estresse vem evoluindo para quadros crônicos de depressão. E a gravidade dessa situação é, em muitos casos, incompreendida ou subestimada

É comum esbarrarmos em uma esquina ou outra com alguém que está vivendo um momento de sacrifício emocional. Talvez, essa pessoa esteja dentro do seu lar, ou seja você mesmo.

Para além da busca da ajuda profissional, há estratégias ótimas a adotar para desacelerar. Reservar alguns minutos consigo mesmo e esvaziar a mente, é o primeiro passo. 

O segundo, diz respeito ao ambiente: o ideal é poder contar com uma sala de descanso em casa, preparada especialmente para esse momento.

Ter uma sala de descanso em casa é um privilégio bastante benéfico

É ótimo poder contar com a exclusividade de descansar a mente em um ambiente unicamente projetado para atender esse objetivo.

Entretanto, na verdade, ter um espaço para aliviar o estresse e a ansiedade reflete também em seu bem-estar físico. A medicina alerta que o sofrimento emocional é responsável por inúmeras mazelas do ser humano.

Veja algumas das benesses promovidas por utilizar rotineiramente um recanto de paz, ainda que por alguns poucos minutos:

  • Seu dia fica mais produtivo;
  • Seu humor não terá altos e baixos;
  • Você adquire maior capacidade de preservar suas relações afetivas e profissionais;
  • Cabeça leve proporciona maior potencial de concentração;
  • Permitindo-se desacelerar, suas horas de sono serão melhor aproveitadas;
  • As doenças originárias de estresse e ansiedade não terão lugar na sua vida;
  • Seu sistema imunológico ficará mais resistente.

Diante disso, você gostaria de saber por onde começar a montar um ambiente aconchegante e relaxante? Veja abaixo as dicas que preparamos para lhe ajudar.

4 recomendações eficazes para preparar uma sala de descanso

Confira estas dicas e elabore um espaço exclusivo, com a sua personalidade.

Prefira uma paleta de cores suave e que estimule a calma

As cores trazem consigo uma psicologia poderosa. Elas promovem sensações e nos auxiliam a absorver suas energias. 

  • Os tons de azul, por exemplo, remetem à tranquilidade;
  • Já os verdes, refrescam e acalmam;
  • O branco traz uma percepção de paz;
  • O lilás purifica, eliminando a tensão;
  • O rosa é, ao mesmo tempo, doçura e leveza;
  • O amarelo é a alegria, a energia positiva e a capacidade de raciocinar. 

Não gostaria de trazer todas essas nuances em uma composição? Tudo bem! Conecte-se com aquela que fizer mais sentido para beneficiar o seu dia a dia.

Privilegie a proximidade com a natureza

Se você já vive em um lugar no qual o contato com a natureza é o seu presente diário, procure um ambiente onde possa contemplá-la com facilidade. Preferencialmente, instale esse seu ponto de relaxamento em um local silencioso, arejado e onde exista muita incidência de luz natural.

Esse não é o seu caso? Bem, se você tem o desejo de mudar de lar, preste atenção ao nosso conselho: escolha um Residencial Boutique by KDS Engenharia. 

Esses empreendimentos foram construídos com a natureza de Florianópolis/SC ao alcance dos olhos, visando promover experiências diárias de bem-estar. 

Coloque características de conforto em todos os móveis e acessórios

Um sofá aconchegante, uma cadeira de descanso ergonômica acolhedora, uma rede convidativa e agradável. Para ler um bom livro, escutar uma música relaxante ou apenas permanecer de olhos fechados.

É importante você escolher os detalhes que irão compor o seu espaço, para torná-lo um porto seguro. Adicione quadros, plantas e bibelôs na decoração e escolha um tapete macio para ficar de pés descalços.

Use cristais, pedras e outros materiais naturais para potencializar a absorção de boas energias.

Para relaxar, estimule também o olfato e a audição

A aromaterapia ou terapia dos cheiros é uma técnica milenar que, por meio de difusores e óleos essenciais, auxilia na cura física, mental e, para aqueles que acreditam, espiritual. Agregá-la à sua sala de descanso é uma ótima ideia.

Do mesmo modo, deixe os sons da natureza invadirem o ambiente, seja por meio das janelas e portas abertas, ou do áudio no qual você dará o play em seu aplicativo favorito. Canções que preencham os seus momentos de serenidade também valem.

Estas dicas lhe ajudaram a ter ideias para compor o ambiente de sua sala de descanso em casa? Converse conosco aqui nos comentários. Esperamos que, a partir de agora, o seu processo de planejamento fique mais prazeroso. 

Compartilhe