Smart home: comece a projetar uma casa inteligente e conectada

A era da transformação digital está modificando a forma como o ser humano se relaciona com tudo aquilo que o cerca. À medida que a tecnologia avança, as interações ganham novas perspectivas em situações do cotidiano vistas como meras fantasias, até pouco tempo atrás. Objetos, antes inanimados, estão dotados de inteligência artificial, com a Internet das Coisas (IoT) levando a nossa conectividade à outro patamar. A partir dessas concepções, surge o conceito de smart home.

Fora do Brasil, a automação residencial está em crescente popularização. A tendência imobiliária norte-americana, por exemplo, já prevê que a aquisição de casas inteligentes seja uma exigência de 80% dos compradores. 

Gradativamente, a passos mais curtos, a inovação proporcionada pela IoT vem chegando ao nosso País. Itens como fechaduras, câmeras de segurança e lâmpadas podem ser controlados à distância via smartphone ou quaisquer outros dispositivos que estejam online. 

Deseja aprofundar-se no tema e levar mais conforto, segurança e praticidade para dentro do seu lar? A KDS Engenharia preparou um conteúdo valioso especialmente para você.

O futuro está batendo à porta dos imóveis de alto padrão. Que tal deixá-lo entrar!?

O que é a Internet das Coisas?

A palavra que melhor descreve a ideia de Internet das Coisas é “REVOLUÇÃO”. 

Mas, ao contrário do que muitos pensam, e por mais estranho que pareça, a IoT começou a ser desenhada ainda no século XX, ao longo dos anos 80. Uma forma fácil de perceber isso, é buscar em uma plataforma de streaming aqueles filmes da época que continham histórias sobre o futuro.

Com a união e desenvolvimento de diversas áreas, foi possível materializar todos os estudos e testes realizados nos últimos 30 anos. Hoje, basicamente, a tecnologia conecta e integra diversos dispositivos através da internet, para favorecer a praticidade e o conforto em nosso dia a dia. 

Com os dados que você mesmo disponibiliza para cada um desses objetos interligados em uma rede invisível, todos cumprirão com suas funções antes mesmo que você peça. Basta que, para isso, eles identifiquem um padrão em suas atividades diárias. 

A smart home está chegando para simplificar o cotidiano

Com a Internet das Coisas tomando conta do mercado de tecnologia, hoje existem produtos que estão modificando completamente nossa maneira de viver. Tudo isso para tornar a rotina mais dinâmica e otimizar cada segundo do nosso tempo.

TOME A SEGUINTE SITUAÇÃO COMO EXEMPLO:

Se antes seus hábitos matinais consistiam em acordar às 7h30, tomar banho, fazer um café com torradas, atualizar-se com informações locais e mundiais e depois sair para o trabalho, hoje, parte dessas tarefas já estarão prontas esperando por você. 

Seu despertador dirá para a sua cafeteira e para a torradeira que os alimentos precisam estar prontos cinco minutos após vocês desligar o chuveiro. Ao entrar na cozinha, sua smart TV conectará no seu telejornal preferido e, ao sair de casa, automaticamente, as luzes e todos os demais aparelhos eletrônicos serão desligados. 

AS INTERAÇÕES SÃO INÚMERAS

A ilustração acima é apenas uma mínima parte das funcionalidades possíveis, atualmente, em uma smart home. Nem caberia citá-las neste artigo, tamanha a quantidade de opções que vêm surgindo massivamente

Entretanto, você pode ter certeza de uma coisa: o controle daquilo que está acontecendo dentro de sua casa será totalmente seu, com poucos toques em uma única tela, não importando a distância física.

Seu projeto não previa a automação, mas você quer as facilidades da smart home no seu lar?

A sua casa pode ser automatizada desde a concepção ou conter aparelhos que façam a conexão smart.

As grandes sensações são os assistentes, soluções lançadas recentemente por gigantes globais da tecnologia. Eles são acionados por voz, respondem perguntas e controlam outros dispositivos eletrônicos da casa. 

Imagine que cada novidade em eletrodomésticos e eletroeletrônicos, de um futuro próximo, terá a capacidade de estar online, pronta para atender às suas demandas. 

Não há limites para a quantidade de ligações que podem ser realizadas. Sem contar que não é necessário quebrar paredes ou refazer a fiação, para seu lar tornar-se smart home.

Porém, fique atento!

Os lançamentos internacionais levam certo tempo para chegarem até o Brasil. Um dos maiores entraves, está no rigor das legislações do InMetro e da Anatel – as quais sabemos bem que são necessárias. Os dois órgãos regulam a qualidade dos produtos. Como você deve imaginar, para a segurança de todos os moradores de sua casa, adquira apenas produtos devidamente certificados.

Atualmente, qual é o item mais pedido no Brasil em smart home?

Regular termostato? Aquecimento para o chão? Geladeiras que fazem a lista de compras e sugerem receitas com os itens que constam dentro delas? 

É claro que tudo isso é muito interessante e atraente, porém pesquisa da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial revela que o item primordial nas smart homes do País é a iluminação inteligente.

Invista em um empreendimento de alto padrão e prepare sua smart home

Você gostaria de ressignificar a qualidade de vida de sua família? Então não perca de vista este conselho importante.

Conheça os Residenciais Boutique da KDS Engenharia, alicerçados em Florianópolis/SC. Transforme o seu empreendimento em uma smart home e viva junto ao mar com a sofisticação Boutique by KDS. 

Entre em contato com a nossa equipe de atendimento através de nossos canais online, ou agende uma visita em uma imobiliária parceira.

Compartilhe