Investidor iniciante: não cometa estes 5 erros comuns ao aplicar seu dinheiro em imóveis

Você é um investidor iniciante e interessou-se pelo setor de imóveis, especialmente construídos em alto padrão? Não perca este conteúdo!

Investir é uma forma de arte que desperta o interesse pelas grandes oportunidades de rentabilidade a longo prazo. Para os iniciantes, o desafio maior é escolher por onde começar, e o risco é uma das principais objeções a serem quebradas para a conclusão desse processo decisório.

A hesitação é totalmente plausível, e somente a pesquisa e um conhecimento prévio sobre as diferentes opções do mercado poderão guiar esta escolha. E para aprofundar seu aprendizado, hoje vamos conversar sobre o setor imobiliário.

Neste conteúdo, falaremos sobre os principais erros que um investidor iniciante costuma praticar,  para que você não comenta-os em seu futuro próximo. Veja!

1 | Não ter ideia de seu perfil como investidor iniciante

Qual é o seu objetivo? Sabendo disso, você terá um norte sobre o perfil de investidor no qual você se enquadra.

Veja bem, a aplicação em imóveis é uma das mais seguras, além de durável, tendo uma boa perspectiva de valorização e, ainda, podendo se transformar em potencial fonte de renda.

Talvez você queira aproveitar os momentos mais vantajosos para conquistar a sua primeira moradia própria, ou esteja investindo em razão da lucratividade a longo prazo, com baixos riscos, e possibilidade de fazer negócios excelentes. 

Há, ainda, aqueles que enxergam a locação como uma estratégia de retorno sobre o investimento bastante atrativa, principalmente considerando as correções anuais feitas pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M).

O ponto de partida é descobrir que tipo de investidor você quer ser e, a partir daí, entender se o setor imobiliário alinha-se com seus planos. Feito o encaixe, você fica mais tranquilo.

2 | Comprar com pressa, desorganizadamente, sem antes entender tudo sobre o mercado

Apesar de ser um campo mais estável, o mercado imobiliário também passa por oscilações, influenciadas, essencialmente, pela taxa básica de juros – a Selic. Estudá-lo é o caminho que lhe fará obter o máximo do potencial de sucesso.

Identificar fatores como os melhores acabamentos ou as pequenas melhorias que você pode realizar para valorizar ainda mais seu investimento, também pode gerar ganhos extraordinários.

Outra etapa essencial é entender como funcionam todas as burocracias. Saber ler os contratos, identificar se há ações judiciais que envolvam o patrimônio, verificar se toda a documentação está atualizada e correta. Isso tudo poderá livrar-lhe de uma inconveniente dor de cabeça.

Você poderá, inclusive, contar com a ajuda daqueles que já estiveram em sua posição. A sabedoria dos mais experientes é muito importante para quem está começando, auxiliando no treinamento do olhar para as melhores oportunidades.

3 | Por ser investidor iniciante, não investigar a reputação dos intermediários escolhidos

Seu mentor e o círculo de relações que você vai construindo com outros investidores e agentes, devem ser confiáveis. Portanto, tenha cuidado com quem você decide criar laços. Dê uma boa olhada nas referências e perceba como é a consistência dessas pessoas no mercado.

Bons parceiros trazem consigo ótimas ofertas e solidez para os negócios. 

4 | Escolher um imóvel sem conhecer o histórico ou a perspectiva da região

A localização faz toda a diferença, pois é um dos principais fatores que agregam valor ao imóvel. Em uma mesma cidade, as ruas e os bairros possuem precificações diferentes, justamente porque são mais ou menos visados.

Outra característica é a infraestrutura da região. Bairros recém-construídos, por exemplo, possuem certas expectativas relacionadas a crescimento que precisam ser analisadas com cautela.

5 | Não tratar o investimento como um negócio

Sempre que uma decisão sobre fazer um investimento é tomada, é necessário um planejamento de acordo com as suas metas de lucratividade. 

Se você está adquirindo um imóvel para obter retorno financeiro, precisa ter seus alicerces preparados para isso. Volte ao item 2 deste artigo: não compre com ansiedade. Observe todas as possibilidades e veja qual delas serve para atender suas necessidades.

Por onde um investidor iniciante pode começar, se estiver decidido pelo mercado imobiliário?

Você já ouviu falar no Conceito Boutique? Neste conteúdo aqui, contamos o que você precisa saber sobre ele. 

No mercado de imóveis de alto padrão de Santa Catarina, a KDS Engenharia é a pioneira em aplicá-lo aos residenciais requintados, contemporâneos e tecnológicos, localizados próximos às estonteantes naturezas das praias de Jurerê Internacional e Novo Campeche, em Florianópolis.

Agende hoje mesmo uma visita com nossa equipe de atendimento, descubra mais sobre esse potencial, e entre com o pé direito no mundo dos investimentos imobiliários.

Compartilhe